O Imposto de renda e as dúvidas de todos os anos

Imposto de renda: Tire suas dúvidas

 

Chegou a hora de tirar suas dúvidas com o Imposto de renda. No dia 15 de março, milhares de brasileiros começaram a declarar o Imposto de Renda, essa foi a data que se deu o processo da declaração 2024 foi aberto. Com essa abertura, surge uma dúvida comum: primeiramente, será que declarando o Imposto de renda nos primeiros dias minha restituição sai no primeiro lote?

Divulgação do calendário de restituição 2024

 

A Receita Federal divulgou o calendário dos lotes de restituição do Imposto de renda 2024. O primeiro pagamento para maio. No entanto, declarar cedo não significa prioridade para receber sua restituição nos primeiros lotes. Existem critérios de priorização pré- estabelecidos para o recebimento da restituição.

Critérios para recebimentos nos primeiros lotes

 

Alguns grupos têm preferência na restituição do IR, independentemente do momento em que realizam a declaração. Isso inclui os idosos com mais de 80 anos, idosos entre 60 e 80 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves, professores, e os contribuintes que optaram pela declaração pré preenchida ou recebimento via Pix.

Outrossim que, a professora e advogada tributarista Polyany Cunha recomenda enviar a declaração o mais cedo possível. Entenda que isso pode aumentar muito as chances de receber a restituição mais rapidamente. Do mesmo modo a professora sugere optar pela declaração simplificada. Ou seja, para quem possui apenas uma fonte de renda, pois simplifica o processo e agiliza a restituição.

Datas estabelecidas pela receita federal para o pagamento de cada lote

 

A Receita Federal divulgou o calendário de restituição do Imposto de Renda 2024.

O primeiro lote será pago no dia 31 de maio, o segundo 28 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto 30 de agosto e o último no dia 30 de setembro.

Sexta-feira (dia 15/03) até as 19:30h, já haviam sido entregues 338 mil declarações, mostrando que muitos contribuintes estão antecipando o processo para evitar correrias de última hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima